For any question call us at +(0321)7528659
Freebies on order above $60

Primeiro teste da NVIDIA GeForce RTX 3060: 12 GB de memória de vídeo é muito boa e a capacidade de combate do jogo está completa

Recuperar leitura em tela cheia e compartilhar
Na pesquisa de hardware do Steam, a NVIDIA GeForce GTX 1060 liderou a lista, e a GeForce RTX 2060 lançada posteriormente também ficou entre os TOP 5. Pode-se dizer que as GPUs NVIDIA com número final de 60 entraram oficialmente no ponto ideal dos jogadores, e seu desempenho representará o tipo de experiência que a maioria dos jogadores pode obter no jogo. Depois que os notebooks equipados com GPU GeForce RTX 3060 12 GB para laptop foram colocados à venda, a versão desktop da GeForce RTX 3060 finalmente chegou para todos. E a GeForce RTX 3060 deu um grande passo assim que estreou: a memória de vídeo vai direto para 12GB GDDR6, o consumo de energia chega a 170W e o preço recomendado é de 2.499 yuans.

A NVIDIA GeForce RTX 3060, que tem recebido muita atenção, está realmente entrando no ponto ideal como os fãs esperavam? O RTX 3060 pode substituir o RTX 2060 conforme o esperado? Aqui vamos apresentar o primeiro teste do iGame GeForce RTX 3060 Ultra W 12G para descobrir.

Defina sobremesa com GA106

Naturalmente, quando falamos de GPU, temos que começar do núcleo. A julgar pelo diagrama completo do GA106 publicado, o A106 possui 3 GPCs (Graphics Processing Clusters), cada GPC possui 5 TPCs (Texture Processing Clusters) e cada TPC contém 2 Streaming. Multiprocessador (SM).

A estrutura do Streaming Multiprocessor (SM) não mudou, ou seja, inclui 1 RT Core de segunda geração, 4 Tensor Cores de terceira geração e 128 CUDA Cores para processamento de FP32, INT32, FP64 e outras operações. A julgar pela quantidade total, GA106 contém um total de 3 GPCs, 15 TPCs, 30 SMs, 3.840 núcleos CUDA, 30 núcleos RT de segunda geração e 120 núcleos Tensor de terceira geração.

No iGame GeForce RTX 3060 Ultra W 12G, um grupo de TPCs é excluído, ou seja, na verdade existem 14 TPCs, 28 Streaming Multiprocessor (SM) e 3584 CUDA Cores, 28 RT Cores de segunda geração e 112 Tensor de terceira geração Essencial. Para comparação de parâmetros específicos, consulte a figura abaixo.

Percebe-se que o maior destaque da GeForce RTX 3060 é que a memória de vídeo é aumentada diretamente para 12GB GDDR6, ao mesmo tempo, não é restringida pelo pequeno espaço do notebook, e o TGP chega a 170W. A frequência máxima oficial da GPU e a frequência da memória são superiores ao nível geral da linha de produtos.

A iGame GeForce RTX 3060 Ultra W 12G que estou diante de mim é na verdade um bom exemplo. A armadura externa estilo elemento vaporwave e a combinação de cores brilhantes são muito novas e também estão alinhadas com a popular combinação interna do console branco.

O que é mais importante é que sob a armadura há um conjunto de tecnologia eficiente de dissipação de calor. Colorful usa tecnologia de soldagem por refluxo para processar perfeitamente as aletas de dissipação de calor e quatro tubos de calor para ajudar a melhorar a eficiência da condutividade térmica. Dois dos tubos de calor têm um diâmetro de 8 mm e os outros dois tubos de calor têm um diâmetro de 6 mm.

A julgar pela sessão de teste de estresse, a geração de calor do GA106 não é alta. No teste FurMark de meia hora, a temperatura máxima da GPU foi de 64°C. Comparada com a GPU da série RTX 30, a temperatura já é muito baixa.

A partir da medição de temperatura infravermelha, a temperatura máxima das aletas de resfriamento é de cerca de 58°C, e a armadura externa que cobre o radiador permanece fria.

Aumente seu poder de luta

Em comparação com a dissipação de calor, se a GeForce RTX 3060 pode se tornar uma “sobremesa” ideal é a questão que mais preocupa os jogadores. Conforme mencionado na análise anterior, o GA106 também possui o RT Core de segunda geração e o Tensor Core de terceira geração dos quais a série RTX 30 mais se orgulha.

Entre eles, o RT Corce de segunda geração aumenta o número de módulos de interseção de triângulos para dois baseados na arquitetura Turing, opera em paralelo e também adiciona um módulo de interpolação de posição de triângulo. Isso permite que a proporção entre interseção BVH (caixa delimitadora hierárquica) e interseção triangular dentro de um ciclo aumente de 4:1 na era da arquitetura Turing para 2:1.

Isso faz com que o desempenho do ray tracing em tempo real da GeForce RTX 3060 ainda seja bom. Com base na frequência Boost de 1777 MHz e 28 núcleos RT, o desempenho subjacente da interseção de raios triangulares durante o ray tracing é o seguinte:

2 interseções de triângulo por núcleo RT * 1 núcleo RT por SM * 28 * 1777 MHz = 99,512 GTriInter/s

Em outras palavras, o desempenho subjacente da interseção dos raios triangulares da GeForce RTX 3060 pode atingir cerca de 74% do desempenho da GeForce RTX 3060 Ti. Além disso, o RT Core de segunda geração também adiciona um módulo de interpolação de posição triangular, que pode obter um efeito de aceleração significativo ao obter efeitos de desfoque de movimento.

Ao mesmo tempo, o Tensor Core de terceira geração atinge o mesmo desempenho que os 8 Tensor Cores de segunda geração da arquitetura Turing, incluindo 4 núcleos por Streaming Multiprocessor (SM). No entanto, graças à verdadeira herança da arquitetura NVIDIA Ampere, o Tensor Core no GA106 pode eliminar os dois pesos com valor de peso 0 no grupo de pesos já treinados em grupos de pesos 4. Através deste processamento esparso, alcançando um equivalente 100 % de melhoria no desempenho do aprendizado profundo sob raciocínio preciso e sem perdas, ou equivalente à conclusão de 1.024 operações do Tensor FP16 por Multiprocessador de Streaming (SM) por ciclo. Isso permite que o Tensor Core de terceira geração aumente o número de cálculos intensivos por ciclo de clock em 2 vezes e o número de cálculos esparsos acelerados em 4 vezes.

A otimização estrutural do RT Core de segunda geração e do Tensor Core de terceira geração eventualmente se refletirá nas pontuações em execução. Antes de testar, vamos primeiro listar as plataformas de teste que não irão atrasar desta vez:

Processador: Intel Core i9-10900K

Placa-mãe: ROG MAXIMUS XII EXTREME

Memória: Thermaltake ToughRam RGB DDR4-4600 8GBx2

Disco rígido: Plextor M9P Plus 1 TB x 2

Fonte de alimentação: Thermaltake TPI RGB PLUS 1250W

Resfriamento: Thermaltake Floe Riing RGB 360

Nos testes de cena 3DMark Time Spy e Fire Strike, a GeForce RTX 3060 melhorou cerca de 15% a 19% em comparação com a RTX 2060. Uma vez envolvidos DLSS e ray tracing em tempo real, o efeito de melhoria torna-se cada vez mais óbvio, especialmente no desempenho do teste DLSS, a melhoria chega a 113%.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *