Vi um post em que um internauta dizia que queria comprar um celular para idoso para presentear seus pais e perguntou a todos: qual marca de celular para idoso é mais adequada?
Nosso pensamento, sem saber, seguirá o pensamento de outras pessoas. Por exemplo, para os idosos, devemos comprar telefones celulares para idosos.
Então aí vem o problema.
O que é um telemóvel para idosos?
Não existe uma conclusão unificada sobre telefones celulares para idosos. Por exemplo, os telefones celulares antes da chegada do Android e do iPhone são os chamados feature phones. Embora alguns de seus novos modelos também sejam chamados de “smartphones”, eles são mais inteligentes do que atuais dispositivos Android e iOS, embora seja muito primitivo, não se pode negar que não pertence à categoria de smartphones.
A definição dada pela Smartphone Encyclopedia é:
Os smartphones, assim como os computadores pessoais, possuem um sistema operacional independente e um espaço de execução independente. Os usuários podem instalar software, jogos, navegação e outros programas fornecidos por provedores de serviços terceirizados, e podem implementar redes sem fio através de redes de comunicação móvel. Nome geral para acesso móvel tipos de telefone
Tal como o Nokia 1100, produzido em 2003, este telemóvel quase só pode ser utilizado para fazer chamadas e enviar mensagens de texto. É também denominado feature phone.
Com a explosão de smartphones como Android e iPhone em 2011, surgiu uma onda sem precedentes de substituições de telefones. Felizmente para os jovens, eles têm uma receptividade muito forte e geralmente conseguem dominá-la completamente depois de jogar por três ou quatro horas.
Gradualmente, os smartphones com tela sensível ao toque dominaram quase completamente o mercado de telefonia móvel. Os celulares para idosos também possuem interfaces de usuário mais simples, com funções básicas, como chamadas, mensagens e contatos, sendo de fácil acesso. Por outro lado, os celulares comuns têm uma ampla gama de recursos e são projetados para atender a um público mais amplo, incluindo funções avançadas, aplicativos e entretenimento.
Muitos pais têm pouca capacidade de aceitar coisas novas e pensam que, enquanto o celular puder fazer chamadas e enviar mensagens de texto, ele permanecerá o mesmo.
Eles usam telefones celulares com teclado, quase todos chamados de feature phones.
Os feature phones, conhecidos como telefones seniores, são divididos de acordo com grupos de usuários. Há uma tendência: smartphones com configurações básicas que atendem apenas às funções básicas e suaves de fazer chamadas e mensagens de texto também são chamados de “celulares seniores”. Redmi 9A é um modelo típico.
É necessário comprar um “telefone funcional” para idosos?
Geralmente, os pais dos nascidos nos anos 80 e 90 têm mais de 60 anos, enquanto os pais dos nascidos nos anos 2000 são mais jovens. Embora os utilizadores desta faixa etária tenham fraca receptividade, não são particularmente fracos. Contanto que você os ensine com paciência, eles definitivamente aprenderão.
Para ensinar os idosos a usar smartphones, primeiro você deve dar-lhes a confiança de que podem aprender.
Na verdade, muito disso é uma questão de mentalidade.
Por exemplo, minha mãe não sabia ler, depois de ensiná-la pacientemente por alguns dias, seu medo de enfrentar smartphones desapareceu há muito tempo. Com uma tela grande, teclas de atalho, chamadas gratuitas e bate-papo via WeChat, ela disse sentir que os smartphones são muito melhores do que os feature phones.
Quanto aos idosos que adquiriram hábitos ao longo dos anos, não os force por enquanto para não causar desarmonia na família.