Mesmo com todos os tutoriais e produtos voltados para ajudá-lo a obter ondas perfeitas na praia, ainda é – sejamos realistas – difícil aprender como enrolar o cabelo. Não importa que tipo de ferro você use, há algum tipo de curva de aprendizado necessária para descobrir a maneira certa de segurar o cilindro, a que altura definir a temperatura e por quanto tempo manter o cabelo nele – e isso supondo que você tenha tenho um dos melhores ferros de ondulação para começar.
Então, para todos que se sentem mais como uma rainha do baile dos anos 80 do que Blake Lively depois de enrolar os cabelos, pedimos a Javan Stone, estilista sênior da Spoke & Weal em Los Angeles, para ajudar a identificar o que poderia estar errado. Porque às vezes a maneira mais fácil de aprender como fazer algo é aprender o que não fazer.
Aqui está um resumo rápido, mas eficaz, de suas melhores pontas de modelador de cachos e todas as bandeiras vermelhas de estilo que você deve conhecer – tudo feito sob medida para o seu tipo de cabelo e a aparência que você deseja. Aqui está para finalmente dominar como enrolar o cabelo, de uma vez por todas.
1) Certifique-se de usar o tamanho correto do cano
Muitas vezes as pessoas pensam que quanto maior o modelador de cabelo, mais praianas são as ondas. Não é verdade. “Se o ferro for muito grande para o comprimento do seu cabelo, será difícil usá-lo”, diz Stone. Você sempre pode escovar cachos mais apertados para relaxá-los. Portanto, se você tem cabelo curto ou médio, opte por um cano de 1 “de diâmetro. Se você tem cabelo comprido ou quer cachos mais soltos, opte por um cano de 1 ¼”.
2) Aplique spray de cabelo antes de enrolar o cabelo
Se você aplicar spray de cabelo apenas quando terminar de ondular o cabelo, correrá um risco maior de que seu cabelo caia liso. “Pulverize seu cabelo com um spray de fixação leve a firme, como Aveda Air Spray ou Control Force, para prepará-lo e também enquanto você fixa os cachos”, diz Stone.
Apenas observe que você deseja ter certeza de que está embaçando seu cabelo – não saturando-o. Use demais e é aí que você vai ficar com o temido cheiro de cabelo queimado. Além disso, evite óleo para o cabelo, diz Stone, pois ele pode pesar nas ondas.
3) Adapte a configuração de calor ao seu tipo de cabelo
Você pode ficar tentado a aumentar a temperatura do ferro o máximo que puder – ele aguentará melhor, certo? Embora seja verdade que uma temperatura mais alta deixa o cabelo mais rápido, ela também pode danificá-lo se ele estiver fino, tingido ou seco. “Se você processou o cabelo, mantenha o calor um pouco mais baixo, mas se você tiver cabelo saudável, fique à vontade para aumentá-lo”, diz Stone. Não importa o seu tipo de cabelo, proceda com cuidado: use um protetor de calor para evitar qualquer dano duradouro.
4) Use uma técnica de enrolamento diferente dependendo do tipo de cacho que você deseja
Isso pode parecer óbvio, mas diferentes tipos de ondas e cachos exigem que você enrole o cabelo no cilindro de maneira diferente. “Se você quer um cacho glamouroso da velha escola, você quer todo o seu cabelo em volta do barril”, diz Stone. “Se você quer ondas modernas e mais bagunçadas, deixe as pontas para fora e comece mais para baixo na cabeça.”
É também aqui que um ferro com clipe pode ser útil (para ajudar a segurar as pontas), enquanto uma barra de ferro ajudará a manter as pontas soltas e para fora. (Para saber mais sobre ondas bagunçadas, leia nosso tutorial aqui.) O cabelo guarda memórias? A resposta é sim, o cabelo doado de um modelador de cachos vai fazer você brilhar e deixar lembranças maravilhosas para as pessoas que mais importam.