A limpeza das orelhas é uma parte importante das necessidades de higiene do seu cão. Alguns cães precisam de limpador de ouvido mais frequente do que outros. Cães propensos a infecções de ouvido geralmente se beneficiam de limpezas de ouvido mais frequentes.
Por que isso é importante?
A estrutura do canal auditivo do cão dificulta a expulsão do material preso profundamente no canal horizontal sem a ajuda de limpezas. Este material pode causar coceira e infecções de ouvido se não for removido.
Enquanto ainda segura a aba da orelha, limpe os resíduos da parte interna da aba da orelha e do canal auditivo superior usando uma bola de algodão ou gaze.
Permita que seu cachorro balance a cabeça. Isso permite que a solução de limpeza do ouvido restante e os detritos do canal auditivo saiam do canal para a abertura externa do ouvido.
Mais uma vez, segure a aba da orelha para cima e remova os detritos soltos e a solução de limpeza da abertura externa do canal auditivo usando uma bola de algodão ou gaze.
Remova quaisquer detritos e restos de solução de limpeza do canal auditivo com uma bola de algodão ou gaze – entre no canal auditivo apenas até onde o seu dedo alcançar. Nunca use um aplicador com ponta de algodão (Q-tip®) para remover a solução do canal auditivo. Fazer isso pode danificar o canal auditivo e/ou o tímpano ou empurrar detritos ainda mais para dentro do canal auditivo.
Elogie seu cão e ofereça guloseimas.
Repita o mesmo processo com a outra orelha.
Se o seu cão parecer sentir dor durante o processo de limpeza, pare e consulte o seu veterinário. Repita o procedimento de limpeza com a frequência recomendada pelo seu veterinário. Se o seu cão tiver uma infecção no ouvido e precisar aplicar medicação nas orelhas, limpe primeiro as orelhas e depois aplique o medicamento.
Guia passo a passo para aplicação de medicamentos
Muitas vezes, a medicação pode ser aplicada imediatamente após a limpeza das orelhas do seu cão. Seu veterinário fornecerá mais informações sobre a frequência com que o medicamento deve ser aplicado e quantas gotas são necessárias.
Com cuidado, mas com firmeza, segure a ponta da orelha e puxe a aba da orelha para cima para expor e endireitar o canal auditivo.
O número de gotas do medicamento prescrito pelo seu veterinário. Não coloque a ponta do frasco no ouvido. Se a ponta da garrafa tocar a orelha do seu cão, limpe a ponta com uma bola de algodão limpa embebida em álcool para evitar a propagação de bactérias ou fungos.
Continue segurando a aba da orelha verticalmente e massageie suavemente a base da orelha, abaixo da abertura da orelha, por cerca de 30 segundos. Isso permite que o medicamento cubra todo o canal auditivo. Você deverá ouvir novamente um som estridente no ouvido enquanto o medicamento cobre a parte horizontal do canal auditivo.
Se a parte interna da aba da orelha estiver envolvida com a infecção, coloque a quantidade prescrita de medicamento na parte infectada da aba da orelha. Espalhe o medicamento com o dedo (de preferência usando uma luva).
Repita esse processo com a outra orelha, conforme necessário.
Se detritos ou medicamentos se acumularem na aba da orelha, eles podem ser limpos com uma bola de algodão embebida em solução para limpeza de ouvidos.