10 regras para lavar o rosto: o que fazer e o que não fazer pelos dermatologistas5

É algo que você provavelmente faz todos os dias, mas tem certeza de que está limpando da maneira certa? Aprenda como maximizar sua rotina diária para ter uma pele bonita e brilhante.

Da temperatura certa da água ao limpador certo, aqui está o que você precisa saber sobre como lavar o rosto.
Lavar o rosto é algo óbvio, certo? Bem, não exatamente. Uma pesquisa de 2017 realizada pela marca de cuidados com a pele CeraVe descobriu que 80% dos americanos cometem pelo menos um ou mais erros comuns ao limpar o rosto – por exemplo, mais da metade de nós negligencia a limpeza antes de dormir esponja para lavar o rosto.
10 regras para lavar o rosto: o que fazer e o que não fazer pelos dermatologistas5插图

8
Não pule o hidratante após a limpeza
regras simples lavar o rosto hidratar
Embora você queira fazer uma boa limpeza em seu rosto, você não quer retirar excessivamente os óleos essenciais da pele ou causar ressecamento, observa Zeichner. Após a lavagem, ele recomenda fixar a hidratação com um hidratante leve. “Meu preferido é o Water Cream da Tatcha, que oferece hidratação eficaz, mas é extremamente leve na pele”, observa.

Se você estiver usando medicamento para acne ou um produto antienvelhecimento como o retinol, Zeichner recomenda aplicar esse produto depois de aplicar o hidratante, uma vez que o hidratante atua como um amortecedor para ajudar a minimizar possíveis irritações.

9
Faça uma limpeza dupla (mas seja breve)
regras simples para lavar o rosto, limpeza dupla
Engelman sugere limpeza dupla – isto é, lavar o rosto e repetir imediatamente – especialmente se você tiver pele seca ou com tendência a acne. “A limpeza dupla é uma forma suave de ajudar a garantir que você removeu completamente toda a maquiagem, sujeira e impurezas da pele, sem danificar ou irritar a barreira cutânea”, diz ela. Ela recomenda começar com um óleo de limpeza nutritivo, como o óleo de limpeza reabastecedor de ceramida de Elizabeth Arden (ElizabethArden.com), enxaguar e depois lavar novamente com sua lavagem facial regular.

Mas as sessões de lavagem facial não devem durar mais do que dois minutos, acrescenta ela, pois esfregar, enxaguar e limpar em excesso pode interromper a produção saudável de sebo e ressecar a pele, causando irritação ou inflamação. “Qualquer coisa entre 30 segundos e dois minutos é o tempo ideal de lavagem.” E se você tem pele seca, certifique-se de usar um limpador suave para evitar retirar a oleosidade necessária da pele.

10
Não esfolie todos os dias
Regras simples: lavar o rosto não esfolia demais
A esfoliação é uma parte fundamental de qualquer regime saudável de lavagem facial – mas é possível exagerar, alerta Engelman. “Esfoliar com muita frequência pode retirar os níveis de oleosidade da pele e criar uma sensibilidade injustificada”, explica ela. “Quando nossa pele está sob estresse constante como esse, pode causar o efeito oposto desejado e causar inflamação, rugas e envelhecimento acelerado.”

E embora as escovas de limpeza facial sejam ótimas para estimular o fluxo sanguíneo para a pele e proporcionar uma limpeza extraprofunda, ela alerta que é melhor limitar seu uso a uma ou duas vezes por semana: “Usar escovas de limpeza facial com muita frequência irá esfoliar demais o pele e pode causar irritação [e] vermelhidão e até danificar a barreira da pele.

A frequência ideal de esfoliação depende do seu tipo de pele e se você está usando uma ferramenta esfoliante ou um esfoliante químico. Converse com seu dermatologista para descobrir com que frequência

Leave a Comment